Metodologia: Verificou-se para cada loja os custos de envio para Portugal continental e para um dos arquipélagos, considerando o tamanho de saco de café mais pequeno disponível e se existem descontos de quantidade.
Considero que a transparência é a chave: nem portes grátis, que escondem o valor dos portes no preço do café, podendo criar uma ilusão de qualidade superior, nem exclusivamente valores demasiado altos de serviços de transportadoras com entregas desnecessariamente rápidas e códigos de rastreio. O ideal é comunicar ao cliente qual o serviço que vai ser usado na entrega, de qual empresa e qual o custo. Assim, estamos a pagar exclusivamente o valor que a torrefacção atribui ao seu produto.
Durante este levantamento notámos também que várias lojas não cumprem a legislação no que toca à informação a disponibilizar. Há várias checklists na internet com todos os requisitos que evitarão chatices com a ASAE no futuro. Realço a importância de ter as promoções correctamente anunciadas e o link para o livro de reclamações.
Nota: se algum destes valores estiver errado ou desactualizado, agradecemos uma mensagem no Instagram para passarmos à correcção.