Como fazer café na French Press?

A cafeteira que toda a gente tem em casa mas ninguém sabe como se chama.

Os americanos chamam-lhe french press, os ingleses adoptaram o francês cafetière e por cá tanto se usa “cafeteira de êmbolo”, como “cafeteira de prensa” ou até “prensa francesa”. Como no café de especialidade se adoptou o “french press”, é esse o nome que vou usar.

French press é provavelmente o método mais fácil de infusão de café. É simplesmente deitar café, juntar água e esperar. Não requer qualquer técnica, apenas paciência para não se empurrar o êmbolo cedo de mais.

A receita que sugiro é baseada na do James Hoffmann (recomendo vivamente o canal de youtube a quem quiser aprender mais sobre café). Só que na minha experiência, os 10 a 12 minutos que o James recomenda não são necessários e após 8 minutos as correntes de convexão provocadas pelo calor continuam a elevar alguns dos sedimentos que já estariam depositados no fundo. Também considero que deixar o filtro à superfície (como James Hoffmann propõe) permite que os sedimentos se movam mais quando se verte o café para uma chávena, do que se estiverem contidos pelo filtro pressionado até ao fundo.

A receita

Café: 35g (70g por litro de água)

Água: 500ml (2 ou 3 pessoas)

Moagem: grossa (tipo sal grosso)

Tempo de extracção: 8 minutos

  1. Colocar a french press sobre uma balança e iniciar o temporizador
  2. Deitar 35 gramas de café com moagem grossa
  3. Deitar 500ml de água a ferver e não mexer
  4. Colocar e empurrar o filtro até 1 milímetro abaixo da superfície da água
  5. Aguardar até aos 4 minutos
  6. Retirar o filtro misturar levemente o café que está à superfície para parar a infusão e fazer com que afunde
  7. Aguardar mais 4 minutos para que todo o café precipite no fundo
  8. Colocar e empurrar o êmbolo até ao fundo o mais lentamente possível para não agitar o café
  9. Servir

Dicas Extra:

A maior parte dos moinhos não consegue fazer uma moagem perfeita sem deixar partículas finas que acabam por não ser filtradas pela rede metálica. Recomendo por isso deixar as últimas gotas na cafeteira.

Se o café não for todo servido nos primeiros minutos, recomendo que seja guardado num recipiente à parte para não estar em contacto com o café e assim parar a extracção.

Parecenças com o cupping

Esta e a receita de James Hoffmann são muito parecidas com o método usado no cupping (prova de cafés). Participar num cupping é uma experiência em que todos os aficionados desta nossa bebida de eleição deviam participar. Os cafés de especialidade costumam organizar este tipo de eventos e num futuro pós Covid recomendo estarem atentos às redes sociais dos cafés que vos são mais próximos. Logo por sorte, este site ajuda-vos a saber quais são.

App Brew Timer

Tal como a receita Aeropress, esta está disponível na app Brew Timer. Basta procurar por “cafedeespecialiade.pt”.

Sabia que?

E para finalizar um pouco de trivia: sabia que as french press da Bodum são feitas em Portugal?

Comentários

mood_bad
  • Ainda sem opiniões.
  • Adicione um Comentário

    offline